Vamos continuar falando sobre libido depois da chegada do filho? Tem mais perguntas frequentes a seguir:
Em quanto tempo depois do nascimento a mulher volta a ter libido?
O retorno da libido varia muito e é muito individual. Se nas mulheres em geral, o desejo é uma construção multifatorial, para a puérpera é ainda mais – ou seja, não é uma questão APENAS hormonal. Normalmente, estamos falando de uma mulher cansada, com um novo corpo, novas demandas. A maioria delas NÃO TEM o apoio necessário para tudo isso, seja do companheiro ou de rede extensa, e está constantemente sobrecarregada com as (mil) funções da maternidade. Sendo assim, pode demorar poucos dias ou até anos, depende de todo o contexto dessa mulher. O que vemos na prática é uma redução da libido mais acentuada em mulheres que amamentam exclusivamente em livre demanda, mas, como disse antes, depende de muitos outros fatores.
Como lidar com a pressão do companheiro para retomar a atividade sexual?
O ideal, na verdade, seria que o companheiro tentasse compreender o novo momento da mulher e que entendesse que agora há uma família formada. É fundamental que ele exercite a compreensão, que entenda que intimidade é mais do que sexo com penetração em si. Uma massagem nos pés, um filme juntos, um jantar surpresa, ficar com o bebê para a mãe dormir ou tomar um banho demorado e se recuperar de noites mal dormidas… tudo isso pode trazer o tesão de volta à relação.
O que fazer para amenizar a sensação de que nada mais será como antes?
Eu acredito que essa sensação não deve ser amenizada, ela deve ser aceita: é real que nunca mais será como antes – e tudo bem. A vida não será mais a mesma depois da chegada do bebê e é preciso exercitar o olhar para ver além das dificuldades desse primeiro momento. É difícil e é necessário apoio, seja do companheiro, da família ou mesmo apoio em grupos virtuais – só com esse acolhimento é possível perceber a alegria e a beleza de acompanhar o crescimento do filho e de tudo que envolve esse momento. Aceitar que é um período difícil, mas que dele nasce uma nova mulher, ainda mais maravilhosa do que antes.