Você sabe quais procedimentos são necessários em geral, quando o bebê nasce bem e teve uma boa assistência? Listei abaixo os principais deles:
Teste de Apgar
Avaliação da vitalidade do recém-nascido através de notas por cinco critérios: frequência cardíaca, respiração, tônus muscular, reflexos e cor da pele. Realizada no primeiro e quinto minutos de vida, somando até 10 pontos.
Pesar e medir
Procedimentos importantes que podem ser realizados ao lado da mãe, não imediatamente após o nascimento, ainda na sala de parto, com gentileza e sem pressa.
Clampeamento do cordão umbilical
O ideal mesmo é esperar parar de pulsar e na enorme maioria dos casos não há urgência alguma para o clampeamento. É recomendado pelos principais órgãos de saúde que se aguarde (NO MINIMO) três minutos, já que o clampeamento tardio pode prevenir anemia por falta de ferro nos primeiros meses de vida e até na primeira infância, ajuda na estabilidade cardiorrespiratória e a prevenir outras intercorrências, especialmente em bebês prematuros.
Aspiração nasal
Esse procedimento só deve ser feito em casos bem específicos e não é comum ou tampouco de indicação de rotina, ainda que o bebê tenha nascido via cesariana ou haja mecônio.
Banho logo após o nascimento
Prática que já caiu em desuso, pois é sabido que o vérnix (camada gordurosa branquinha que reveste a pele do recém-nascido) favorece a manutenção da temperatura, evita descamação da pele e favorece a colonização por bactérias boas no organismo do bebê.
Vitamina K
É protocolo e forte recomendação das principais Sociedades de Pediatria mundiais a administração de vitamina K intramuscular no recém-nascido ainda na sala de parto, tão logo possível (mas é óbvio que devemos esperar a hora dourada).
Seu bebê passou por quais desses procedimentos? Aguardou-se de fato a primeira hora de vida ou foram apressadinhos, desrespeitando o tempo de mamãe e bebê?