Parto no Rio de Janeiro

Infelizmente, dada a realidade nacional de epidemia de cesarianas, para conseguir um parto normal e humanizado na cidade do Rio de Janeiro, a história não é diferente: é difícil e não basta querer. É necessário procurar alternativas, estudar muito, se informar, frequentar rodas, encontras de gestantes e grupos de apoio.

Para te ajudar nessa empreitada, reuni aqui algumas dicas:

✨ Parto humanizado pelo plano de saúde
É praticamente impossível no RJ. Basta ver a taxa de cesáreas dos hospitais e profissionais credenciados a convênios para perceber que é raridade e, em muitos casos, só aconteceu por acaso, porque foi muito rápido e redondo. Para checar, ligue (ou mande e-mail) para a central de atendimento do seu convênio e solicite a taxa de cesárea do profissional de interesse, o plano é obrigado a disponibilizar os dados. Se puder, confira também se os partos normais totalmente cobertos pelos planos foram humanizados de verdade ou se foram partos cheios de intervenções e violentos (que é o que acontece em geral).

✨ Parto humanizado em hospital com equipe particular
Não existem equipes humanizadas no RJ que aceitem atender por plano de saúde – e os motivos, além de óbvios, são papo pra outro post. Para usar hotelaria, serviços do hospital e fazer exames durante a gestação, você pode lançar mão do convênio, mas pré-natal, médico obstetra, enfermeira obstetra, pediatra e equipe humanizada em geral cobram de maneira particular. Existem diversas equipes e profissionais humanizados, cada um com seu modelo de assistência ao parto, sua forma de disponibilizar os profissionais da equipe conforme a necessidade e cobrar honorários – sugerimos buscar informações sobre os profissionais de sua preferência em grupos virtuais ou presenciais. Lembre-se que a maioria desses profissionais acredita e luta pela causa da humanização, logo estão dispostos a conversar sobre formas de pagamento e ajudar a realizar o desejo de ter um parto humanizado.Você também pode tentar reembolso do plano para consultas e para o próprio parto, além de poder usar os recibos médicos para abater valores do seu imposto de renda.

✨ Parto domiciliar planejado
Esse modelo só pode ser assistido por Enfermeiras Obstetras e/ou Obstetrizes no estado do Rio de Janeiro. O Médico Obstetra não pode assistir nem ser backup de parto em casa, por proibição do CREMERJ. Mas é uma alternativa muito respeitosa para as gestantes e há várias equipes no Rio de Janeiro com bastante experiência. Pesquise!

✨ Parto humanizado pelo SUS
Sim, é possível, mas é preciso um pouco de sorte, pois o bom atendimento depende do plantão no momento do parto. No Rio de Janeiro existem algumas instituições que se destacam por se adequarem um pouco melhor à medicina baseada em evidências, como a Maternidade Maria Amélia Buarque de Holanda, o Hospital da Mulher Mariska Ribeiro e a Casa de Parto David Capistrano Filho, em Realengo. Há ainda outros hospitais públicos que estão alterando sua forma de atender e se adequando aos protocolos de humanização. Muitas Enfermeiras Obstetras, de formação humanizada, trabalham nessas instituições e, com elas, a chance do parto humanizado e respeitoso aumenta muito (se você for de risco habitual e se mantiver assim).

Por último, mas não menos importante: a doula. A presença da doula pode ser decisiva na busca e realização do parto humanizado, ela pode ter informações valiosas para ajudar no seu caso! Sempre lembrando que o trabalho da doula deve ser imparcial em relação à equipe, já que seu papel é de apoio emocional e físico, porém não técnico – ela não tem responsabilidades de decisão com a equipe e não é esperado dela que faça esse tipo de troca, seu trabalho é somente para a mulher. Procure a sua!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress