Sendo bem curta e grossa? Para nada!
A episiotomia, para quem não sabe, é um corte cirúrgico na região do períneo (entre a vagina e o ânus), conhecido como “pique”. Teoricamente serviria para abreviar partos, seja por necessidade de parto instrumental, sofrimento fetal ou simplesmente para evitar laceração.
Mas ora, se a episiotomia é um corte em si, logo ela é uma laceração, certo? Então por que causar uma laceração para evitar outra (que não necessariamente aconteceria, já que nem todo parto tem laceração)? Este é só um dos motivos pelos quais a prática caiu em desuso e não é mais recomendada pelos órgãos oficiais, como Ministério da Saúde ou OMS. “O uso rotineiro ou liberal de episiotomia não é recomendado para mulheres que evoluem para parto vaginal espontâneo. Não há evidências que corroborem a necessidade de episiotomia nos cuidados de rotina, e uma taxa ‘aceitável’ de episiotomia é difícil de determinar. O papel da episiotomia em emergências obstétricas, como asfixia fetal que requer o parto vaginal instrumental, continua a ser estabelecido. Se uma episiotomia for realizada, a anestesia local efetiva e o consentimento informado da mulher são essenciais.” (WHO recommendations: intrapartum care for a positive childbirth experience; 2018)
O que se sabe, portanto, por meio das mais recentes evidências científicas, é que não há benefícios que superem os riscos na prática da episiotomia. No que diz respeito às lacerações, o “pique” sabidamente não previne lacerações mais graves (ela é considerada uma laceração de 2º grau). Além disso, sabe-se que o pós-parto com recuperação de episiotomia é bem mais difícil e doloroso. Para completar, há relatos de muita dor e desconforto quando da retomada das atividades sexuais.
A episiotomia usualmente acontece em partos com excessiva intervenção e pouco (ou nada) humanizados, sendo parte de uma experiência violenta e pouco respeitosa para a mulher.
Acreditem: se seu médico disser que não “faz” parto sem episio ou que a episio pode ser necessária se o bebê estiver em sofrimento, é forte sinal de… ⛏