Será que estou grávida?

A descoberta da gravidez certamente é um momento de ansiedade para a mulher – seja a gestação desejada ou não. Se você desconfia de que está grávida, fique calma e entenda o que precisa ser feito a partir de agora:

1️⃣ Confirme a gravidez!
Os testes de farmácia são, em sua maioria, sensíveis, de qualidade e trazem resultados confiáveis. São acessíveis, fáceis de se fazer e a leitura do resultado é bastante simples. Caso esteja desconfiada da gravidez, faça um teste! Para melhorar a leitura do resultado, utilize a primeira urina do dia (com um mínimo de aproximadamente 4 horas de retenção) e prefira testar após o atraso menstrual.

2️⃣ O Beta HCG
Esse é o exame de sangue que também pode ser feito para confirmar a gravidez. O princípio do exame é o mesmo que o de urina: verificar a presença do hormônio (Gonadotrofina Coriônica Humana) no organismo da mulher. A diferença para o de farmácia é que ele tem maior sensibilidade e pode ser quantitativo – ou seja, é possível saber a quantidade de hormônio circulando. Mas atenção: o exame de sangue, por si só, não determina o TEMPO de gravidez, isso se calcula a partir da data da ultima menstruação, comparada a um ultrassom precoce, de primeiro trimestre.

3️⃣ Ácido fólico já!
Caso você não tenha começado ainda, assim que confirmar a gravidez, comece a tomar ácido fólico. A dose recomendada diária para gestação de risco habitual é de 400mcg/dia e a maioria das apresentações de laboratório é de 5mg, então o ideal é manipular a dose necessária. Essa suplementação é importantíssima logo nos primeiros dias de gravidez, pois o ácido fólico auxilia no desenvolvimento do tubo neural e sistema nervoso do embrião, evitando má formações futuras. Você deve tomar o suplemento até 12 semanas de gestação.

4️⃣ Sintomas comuns
Alguns sintomas são típicos de começo de gravidez e não é necessário ficar preocupada caso alguns deles (ou todos!) surjam: mamas ingurgitadas e doloridas, tontura, desmaio, enjoo, vômitos, cansaço e sonolência. Cólicas e sangramentos de pequena monta também podem ocorrer e são comuns, mas em caso de dor excessiva ou sangramento em muita quantidade (hemorragia), é prudente buscar apoio médico. Se você estiver sofrendo de vômitos que não passam, sem controle e sem conseguir se alimentar ou ingerir líquidos, também é necessário procurar auxílio médico, para avaliação, controle e possível reidratação.

5️⃣ O início do pré-natal propriamente dito
Caso não haja sintomas preocupantes como os descritos acima, não é necessário sair correndo do laboratório para o consultório médico. A primeira consulta pode ser agendada com calma e, nela, o médico pedirá um ultrassom para correta datação da gravidez, verificar se é múltipla e se a gestação é tópica. Também serão pedidos alguns exames laboratoriais de rotina.

6️⃣ Cuidado com o ultrassom precoce!
Nesse momento, você terá a oportunidade de confirmar a gravidez e, se possível, ouvir o coraçãozinho do bebê! Mas calma: embora seja recomendado fazer esse exame, não agende para antes de 6 semanas de gravidez, pois a chance de não ver o embrião ou a vesícula vitelínica é grande e é possível que você ache que não está grávida ou que a gravidez não está dando certo.

7️⃣ Quando contar para familiares e amigos?
Essa é uma decisão pessoal, que deve ser tomada pela grávida e seu companheiro (caso ela tenha um). De forma geral, recomendo segurar um pouco a ansiedade e guardar a notícia por algum tempo, pois os casos de perda gestacional no primeiro trimestre são muito comuns – cerca de 20 a 30% das mulheres sofrerá um aborto espontâneo, algumas delas sem mesmo chegar a saber que estavam grávidas. Mas tente não ficar pensando nisso para não ficar ainda mais ansiosa – aproveite as primeiras semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress