Quando a cesárea é necessária

Você sonhou com o parto normal, se preparou, investiu em equipe humanizada ou foi para o hospital no SUS referência em partos naturais, mas chegou na hora do nascimento e a cesariana foi indicada. É esperado que você se sinta frustrada por não ter tido o parto desejado, mas saiba que, ainda que a cirurgia seja indicada, é possível que o nascimento seja uma experiência tranquila e respeitosa.


É sempre bom lembrar que a cirurgia precisa ter indicação REAL e, de preferência, que aconteça intraparto (ou seja: depois de iniciado o trabalho de parto), exceto se houver real indicação de cesariana eletiva. E faz diferença SIM ter uma equipe humanizada de verdade, ainda que o desfecho final seja uma cesariana.
Não raro, puérperas e suas famílias acabam imaginando que gastaram recursos “à toa” para “terminar” em uma cesárea (que seria facilmente conseguida pelo plano de saúde), mas não, a equipe humanizada realmente faz a diferença – até mesmo para indicar corretamente a cirurgia.

A abordagem humanizada não se limita ao tipo de parto, mas à filosofia como a equipe trará este momento único na vida da família. O fato de se tratar de uma cesária não impede que o respeito à parturiente, ao recém-nascido e à família permeie todo o processo. Mãe e bebê são sempre prioridades em uma equipe humanizada. Sempre.



No próximo post, vou contar como é uma cesariana respeitosa.

Foto: @mairamatosfoto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress