O que a virada da lua tem a ver com o nascimento do bebê?

Nada! Embora eu saiba que existem distintas opiniões a respeito, fato é que não há evidências científicas que confirmem maior incidência de partos deflagrados naturalmente quando da mudança da fase lunar. Na prática, o que vemos são partos acontecendo bastante todos os dias – quando o sistema permite e não opera antes, é claro.

Uma tendência que eu empiricamente observo é a maior quantidade de trabalhos de parto começando no período noturno. Desconfia-se que isso muito provavelmente ocorra pela própria evolução da espécie. Nos primórdios da vida humana, nós, como mamíferos que somos, precisamos nos esconder de grandes predadores ao redor do mundo. Sendo assim, fomos dessa maneira selecionadas por ser mais seguro iniciar o trabalho de parto à noite e parir nesse horário, porque as mulheres estariam mais bem abrigadas e escondidas, à salvo de perigos.

Uma outra teoria é que, no geral, principalmente na sociedade moderna, as mulheres tendem a relaxar mais no final do dia, ao cair da noite, após o jantar e um banho morno. Nesse momento, em que ela já não está mais pensando tanto em trabalho, não se preocupa tanto com o que tem pra resolver, com o palpite da tia e quando o bebê irá nascer, ela relaxa. Tal relaxamento proporcionaria maior liberação de ação da ocitocina e prostraglandina, hormônios fundamentais para a deflagração e evolução do trabalho de parto. Ainda, esse relaxamento inibiria os hormônios opostos, do estresse, tais como cortisol e adrenalina, que costumam “travar” ou atrasar o processo, por simples defesa.

Mas isso ocorreria em qualquer noite, não comprovadamente mais em viradas de lua. O que me parece que ocorre, na verdade é que quando o nascimento coincide com a mudança da lua isso fica muito marcado na memória e nas histórias contadas, o que não ocorre nos casos em que o parto acontece em uma noite (ou dia) qualquer.

Agora, pra efeito de pesquisa sem evidência nenhuma, me conta: seu bebê nasceu em virada de lua?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress