Vivo batendo na tecla de que o melhor preparo para o parto é se informar muito bem e já indiquei aqui todo tipo de fonte de informação. Mas percebi que estavam faltando os livros! Segue uma lista de indicações pra salvar e, se quiser, presentear uma amiga grávida agora no Natal. 😉
1. Parto Ativo, Janet Balaskas
A obra descreve como se preparar para o parto normal, indicando suas variações e aborda, ainda, formas de se preparar para a dor.
2. Quando o Corpo Consente, Marie Bertherat, Paule Brung e Thérèse Bertherat
Livro lindo em forma de diário, em que as autoras explicam sobre a fisiologia e a psicologia do nascimento, como se preparar para o momento, como ser você mesma e deixar nascer seu filho livremente, em um corpo que consente.
3. Parto com Amor, Luciana Benatti
Histórias de mulheres e suas trajetórias para conquistar o parto desejado, inclusive o da autora.
4. Parto Normal ou Cesárea?, Ana Cristina Duarte e Carmen Simone Grilo Diniz
Aprofunda sobre essa escolha e explica sobre a possibilidade de ter um parto humanizado com segurança e satisfação.
5. Nascer Sorrindo, Frederick Leboyer
A obra descreve o nascimento sob o ponto de vista do bebê e fala sobre as sensações de um parto respeitoso e outro violento.
6. Entre as Orelhas – Histórias de Parto, Ricardo Hebert Jones
O médico gaúcho fala, em linguagem bastante acessível, sobre o que é a humanização do parto: o protagonismo da mulher no parto, a visão interdisciplinar do nascimento e a medicina baseada em evidências.
7. Bésame Mucho, Carlos Gonzalez
Não é especificamente sobre parto, mas fala sobre respeito e criação com apego – uma obra importante para se preparar para a chegada do bebê.