Gestante precisa ser vacinada!
E erra quem acha que eu estou falando só sobre Coronavírus: durante a gestação, a mulher precisa tomar algumas vacinas: H1N1 (gripe), dTpa (difteria, tétano e coqueluche) e Hepatite B.
Cada uma delas tem um esquema específico (veja na imagem do post) e todas são essenciais e seguras para as gestantes. Algumas podem ter efeitos colaterais, mas lembre-se de que NENHUM é significante o suficiente perto das complicações que as doenças podem causar!
Não poderia deixar de destacar, ainda, sobre a vacinação contra a covid-19: as vacinas recomendadas para gestantes são as da Pfizer ou Coronavac; são aplicadas em duas doses e garantem maior segurança para a mulher e seu bebê. As gestantes que fizeram a primeira dose usando a Astrazeneca foram autorizadas (na cidade do RJ) a fazer a segunda dose com Pfizer ou Coronavac (ainda em discussão pelo Ministério da Saúde). De qualquer maneira, é fundamental lembrar que a pandemia ainda está em curso e que gestantes SÃO parte do grupo de risco. Ainda que vacinadas, devem seguir usando máscara (de preferência as PFF2), mantendo distanciamento social, evitando aglomerações e observando a higiene rigorosa e frequente das mãos, dado que a vacinação completa não a exime de pegar e transmitir a doença.
Vacina não é soro da imortalidade!