Os defeitos de fechamento do tubo neural são malformações que envolvem a estrutura que dará origem ao cérebro e à medula espinhal, causando principalmente anencefalia, espinha bífida e encefalocele. Mas você sabe como prevenir?
Certamente você já ouviu falar que gestantes devem ingerir ácido fólico, mas você sabe porque é tão importante sua ingestão? Sabia que além de prevenir os defeitos do tubo neural, o ácido fólico também:
- Contribui para o desenvolvimento placentário ideal;
- Previne Anemia Megaloblástica: a gestação exige um aumento na produção de glóbulos vermelhos, e o ácido fólico é essencial para prevenir a anemia megaloblástica, que pode afetar a saúde da mãe e do feto.
- Crescimento e desenvolvimento fetais: O ácido fólico desempenha um papel fundamental na divisão celular e no crescimento dos tecidos fetais. Sua deficiência importante pode levar a restrições no crescimento fetal;
- Previne pré-eclâmpsia: alguns estudos sugerem que o ácido fólico pode ajudar a reduzir o risco de pré-eclâmpsia, uma complicação que pode ser grave na gravidez;
- Desenvolvimento neurológico: Além dos DTNs, o ácido fólico desempenha um papel no desenvolvimento neurológico do feto, influenciando na formação do sistema nervoso central.
Lembramos que a suplementação de ácido fólico deve ser realizada sob orientação médica, pois as doses precisam ser adequadas às necessidades individuais – no entanto, a quase totalidade se beneficia com 400 microgramas diários.
A maioria das pessoas que se alimenta normalmente consegue ingerir doses adequadas de ácido fólico via dieta após o primeiro trimestre, cuja demanda é bem maior, mas o MS recomenda a suplementação por toda a gestação.
O tubo neural humano normalmente se fecha na terceira ou quarta semana do período embrionário, correspondendo a 5 ou 6 semanas de idade gestacional.
Os desfechos e as sequelas dos defeitos de fechamento dependerão do nível e da extensão da lesão.
Por exemplo, a anencefalia é incompatível com a vida, porém a maioria dos casos de espinha bífida tem sucesso com correção cirúrgica.
As causas dos defeitos do tubo neural não são completamente conhecidas, mas as evidências indicam que, pelo menos em parte, se devem à nutrição deficiente, particularmente em ácido fólico (destacar), a causas genéticas ou ao uso de dr0gas.
O ácido fólico tem um papel fundamental no processo da multiplicação celular, sendo, portanto, imprescindível a sua suplementação durante a gravidez, mais marcadamente no primeiro trimestre.
A quantidade de ácido fólico ingerido via dieta muitas vezes não é suficiente, necessitando complementação.
Além disso, o tubo neural começa a formar o sistema nervoso central durante os dias 18 a 26 de gestação.
Neste período muitas mulheres ainda nem sabem que estão grávidas.
Por isso é importantíssima a suplementação adequada de ácido fólico antes mesmo de começar a tentar engravidar e mandatória assim que se descobre uma gestação.
Pré-natal bem feito é essencial para a saúde da mãe e bebê, investimento muito mais importante do que carrinho da moda ou montar quartinho decorado, pode ter certeza!