Como saber se o bebê não “passou da hora”?

Até quando é seguro esperar o nascimento? Existe o bebê “passar da hora”? Afinal, o que desencadeia o trabalho de parto? À medida que a gestação avança, surgem dúvidas a respeito dos limites seguros para o nascimento. É importante esclarecer que uma gestação a termo é aquela que ocorre entre 37 e 41 semanas e 6 dias, considerando-se que tenha ultrapassado o termo somente após 42 semanas.

Após as 42 semanas, as evidências mostram que os riscos de maior morbidade e mortalidade perinatais começam a aumentar sutilmente, sugerindo-se fortemente a interrupção da gestação por indução intrahospitalar, com maior vigilância e estímulos não farmacológicos orientados por equipe capacitada a partir de 41 semanas.

Dito isso, o que desencadeia o trabalho de parto é o organismo do bebê, sobretudo quando seus pulmões, o último órgão a amadurecer completamente, encontram-se prontos. Portanto, a idade gestacional e o peso estimado do feto não fornecem indicadores definitivos do seu grau de maturação.

Para que o parto se inicie, acontece uma complexa cascata hormonal, ainda não completamente conhecida pela ciência, a qual coordena três eventos fundamentais:

  1. Maturação dos sistemas e órgãos fetais, notadamente os pulmões, que devem estar aptos a enfrentar as demandas da vida extrauterina;
  2. Transformação do colo do útero, fazendo-o amolecer, mudar de posição e dilatar;
  3. Início das contrações uterinas, as quais impulsionarão o bebê através do canal de parto, culminando no nascimento.

O corpo materno, que já se encontra preparado do ponto de vista hormonal e fisiológico, responde a esse estímulo biológico com o início do trabalho de parto, que, na grande maioria dos casos, acontece de maneira espontânea e prossegue sem necessidade de intervenções externas (se de fato permitem que assim seja, né?).

Permitir que o processo ocorra de forma natural diminui riscos e traz diversos benefícios Confiar no próprio corpo e na capacidade intrínseca do bebê é fundamental.

Parto é entrega e confiança em si mesma! ❤️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress