Vacinas na gestação e corona vírus

Ainda dentre as recomendações na gestação, estão as vacinas, importantíssimas para as mulheres, que transmitirão os primeiros anticorpos aos bebês. Além da proteção do próprio indivíduo, a vacinação é um ato de civilidade e cidadania, visto que contribui para a diminuição de diversas doenças entre a população geral.

Detalho abaixo cada uma delas e em qual intervalo devem ser tomadas:

Gripe (Influenza/h1n1, atualizada todos os anos): pode ser tomada em qualquer momento da gestação, em dose única, geralmente quando tem campanha pelo SUS (postos de saúde e clínicas da família, antes do inverno (de abril a julho de cada ano). Bem importante tomar, já que a grávida tem 4x mais chance de desenvolver formas graves da doença e até mesmo ir a óbito. No contexto atual, se possível for, fazer em casa ou em clínica de vacinação particular. Deve ser aplicada mesmo que já tenha sido tomada em gestações/anos anteriores e pode ser feita até 45 dias depois do nascimento do bebê, caso não tenha sido possível fazer antes.

Hepatite B: é divida em 3 doses, que devem ser tomadas a partir do 2º trimestre da gestação. Se a gestante não for vacinada para hepatite ou, ainda, desconhecer seu esquema vacinal para hepatite, será necessário fazer as 3 doses, sendo que a última pode coincidir com o final da gestação ou pós-parto. Se não tiver o esquema vacinal completo, recomendam-se completarem a(s) dose(s) que faltar(em).

DTPa (tríplice bacteriana, difteria, tétano e coqueluche – também para prevenção da coqueluche neonatal, 5ª maior causa de morte entre crianças e especialmente grave em bebês): é feita em dose única, a partir das 20 semanas. Dá pra esperar até o começo do 3º trimestre para tomar. Não se recomenda fazer muito perto do final da gestação, para que dê tempo de se produzirem e transmitirem os anticorpos específicos para o bebê. Importante vacinar até, no máximo, 36 semanas.

Entendo que, neste contexto em que estamos vivendo, qualquer saída deve ser muito bem estudada. Sendo assim, recomendo planejar tudo para um mesmo dia: exames, vacinas, consulta, assim você passa o menor tempo possível exposta em salas de espera e afins. E sempre tomando todas as precauções necessárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress