Nunca é tarde para descobrir se o seu médico fofinho querido irá respeitar seus desejos para o nascimento do seu filho – e muito você descobre perguntando e observando a resposta. Profissional de assistência ao parto que se preze não fica melindrado ou ofendido com dúvidas da gestante e entende que informação de qualidade e completa é a principal arma para uma experiência de parto respeitosa e segura:
Para que serve(m) esse(s) exame(s)?
Idealmente, o profissional deve te explicar o motivo daquele pedido, mas entendo que às vezes, na pressa ou com o assunto do encontro indo pra outro caminho, alguma coisa se perca. Então, caso você tenha dúvidas, pergunte e entenda o motivo e a indicação real daquele pedido.
Precisa mesmo fazer o toque vaginal?
Na imensa maioria das vezes, não vai precisar. O médico precisa ter um bom motivo para tocar e, caso você não se sinta satisfeita com a resposta, não é obrigada a autorizar! (aliás, preste atenção em como o médico reage caso você não permita. Se ele ficar melindrado, acenda o alerta vermelho!)
Preciso mesmo fazer os exames na sua clínica?
Uma coisa é o médico indicar bons locais, de confiança, para exames e ultrassons (e que você faz nesses locais se quiser e se puder). Outra é condicionar a análise a seu próprio estabelecimento e dizer que é obrigatório fazer ali ou dar aquela forçada de barra disfarçada. Pergunte para entender melhor de onde vem a “sugestão”.
No que esse remédio/repouso/vitamina irá me ajudar?
Aí você pega os que adoram medicalizar e agir como se gravidez fosse doença – fazendo com que você se sinta frágil ou incapaz de levar a gestação adiante sem a intervenção do médico salvador. Gravida só precisa de repouso, medicação e até mesmo suplementação em casos específicos, que devem ser muito bem explicados a ela.
O que você pensa sobre o parto?
Essa é a pergunta cereja do bolo. Primeiro porque o médico precisa estar disposto a conversar com você sobre o parto, ainda antes de você engravidar, na gestação então, nem se fala. Segundo porque não tem como fugir dessa pergunta – e se o médico fugir, fuja você também porque é cilada, Bino! E você vai se arrepender cedo ou tarde.
Quando você acha preciso intervir?
E aí você pode ir variando levemente a pergunta, esmiuçando intervenções sobre as quais você já estudou e aí entender o que o pensa o profissional sobre todo tipo de intervenção que já sabemos serem desnecessárias, como episiotomia, Kristeller, litotomia, raspagem de pelos, impedir livre deambulação etc (penou pra entender esses nomes? Dá uma lida no feed que você vai entender, especialmente o post “Como identificar um obstetra picareta?”)
Poderia me explicar por que preciso da cesariana?
Para entender a resposta que o médico te dará, você precisa estar informada antes (tem post aqui sobre indicações reais de cesariana). Mas adianto que as indicações absolutas são poucas e as demais, em sua esmagadora maioria, ocorrem já durante o trabalho de parto e não no consultório agendando cesárea “de emergência” pra semana que vem. O maior objetivo é não chegar a esse ponto, aos 45’ do segundo tempo da gestação, e precisar de um plano B às pressas porque caiu a ficha de que seus desejos não serão respeitados. E haja coragem pra sair correndo.
Fique ligada, informe-se à exaustão desde antes de engravidar, se possível. 👀
E se tiver mais perguntas certeiras, comenta aqui embaixo.