Sim, é muito normal! Não só é normal, como é esperado que a mulher sinta vontade de evacuar durante o trabalho de parto. Normalmente essa sensação acontece pela descida do bebê no canal vaginal e consequente compressão do reto – que fica justamente atrás do canal de parto. Nem sempre haverá conteúdo fecal a ser eliminado no reto e, por conseguinte, nem sempre a mulher de fato evacuará.
Antigamente, orientava-se lavagem intestinal (enema) antes do parto ou tão logo a mulher entrasse em trabalho de parto, justamente para se evitar a evacuação. Essa prática já caiu em desuso faz tempo e não é necessário – muito menos recomendável – fazer uso de nenhum tipo de medicação para esse fim. Não há nenhum benefício cientificamente comprovado, além de aumentar sobremaneira o desconforto da mulher.
Além disso, deixar de comer ou modificar bruscamente hábitos alimentares para evitar o cocô no parto não são boas ideias e não fazem o menor sentido. É preciso estar bem alimentada e nutrida para passar pelo parto que se aproxima.
Não há motivo para constrangimentos: os profissionais estão acostumados, consideram absolutamente normal, agem com naturalidade e não farão nenhum tipo de alarde caso isso aconteça. As fezes serão removidas de forma rápida e discreta. O que pode sim acontecer é a excitação por parte da equipe: a gente vibra ao ouvir “tô com vontade de fazer cocô!!!” vindo da gestante durante o trabalho de parto. Isso significa que é bem provável que o parto esteja iminente e que, muito em breve, o bebê estará despontando! 💩