Conversar com o bebê na barriga tem benefícios comprovados?

Você se sente meio doida conversando com a barriga, principalmente por que parece que está falando sozinha, não é mesmo?

Pois além de a gestante possuir licença poética pra conversar com o próprio umbigo, estudos já comprovaram que seu bebê ouve tudo. Esse processo tem início por volta das 20 semanas de gestação, quando começa a se formar o córtex auditivo fetal.

A partir desse momento, todo o sistema nervoso central se desenvolve rapidamente e o bebê começa a responder a estímulos sonoros, o que, de acordo com algumas pesquisas, pode trazer uma série de benefícios.

Sabemos, por exemplo, que o reconhecimento da voz da mãe e de pessoas próximas pode ajudar a acalmar o bebê. Além disso, o recém nascido reconhece a língua nativa.

Por que isso não aconteceria da mesma forma intraútero depois de determinada idade gestacional, quando as áreas cerebrais responsáveis pelo processamento de estímulos auditivos já tiverem se desenvolvido?

Quando a gestante escuta ou canta uma música de que ela gosta, desencadeia uma miríade de hormônios de prazer e isso desperta no feto uma reação de bem-estar. O sistema afetivo emocional da mãe desempenha um papel importante na seleção dos gostos e preferências do bebê. Portanto, ao compartilhar suas preferências musicais com o bebê, você pode criar uma conexão emocional ainda mais forte entre vocês.

Além disso, esses estímulos sonoros também ajudam o recém nascido na adaptação ao ambiente externo ao útero, pois ele se sente seguro ao reconhecer sons familiares.

Por fim, é importante destacar que essa interação verbal e musical não se limita apenas à mãe, podendo também fortalecer o vínculo com o pai e familiares próximos, permitindo que participem desse processo e estabeleçam sua própria conexão com o bebê.

É um mito muito difundido que escutar música clássica durante a gestação faz o bebê desenvolver maior QI. Não há nenhuma pesquisa científica que comprove essa relação causa-efeito.

Mas com certeza conversar, cantar e ouvir música criam uma conexão emocional com o pequeno ser que se desenvolve dentro de você, dia após dia. Essa comunicação precoce estabelece laços afetivos e contribui para o bem-estar de ambos. Siga seu coração e entregue-se a seus instintos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress