A humanização para o profissional que atende

Muito se discute sobre o que é a humanização na assistência ao parto e, por mais batido que o assunto pareça para quem me acompanha, é sempre importante definir o termo e explicar o que envolve, de fato, humanizar a assistência. Mas hoje eu queria falar sobre o lado de cá: a humanização para o profissional que atende. Essa relação também precisa ser humanizada! Entenda:

Horizontalidade
O profissional de saúde também é um ser humano. É uma pessoa que estudou e segue estudando muito para oferecer a melhor assistência, mas também tem dúvidas, frequentemente se cansa, sente sono ou se esquece de algum detalhe. Por isso, a relação com a gestante deve ser horizontal, uma troca saudável, em que o profissional transmite informações e confiança e você também devolve confiança e soma um pouco de empatia. Se sentir que a empatia não rolou, dê mais tempo para que a relação de vocês se estabeleça ou considere mudar a equipe de parto.

Construção
Como falado um pouco acima, a relação deve ser construída, assim como o atendimento em si. É preciso que você seja clara quanto aos seus medos, expectativas, dúvidas. O profissional passará todas as informações possíveis, mas a Humanização subentende que o parto ideal será construído em conjunto, dentro do que você quer e também dentro dos limites que o assistente coloca. Não estou dizendo que tudo bem, por exemplo, uma indicação de cesárea por qualquer motivo e sem nenhum questionamento, mas um profissional de saúde que não se sente seguro para assistir um parto pélvico, com certeza tem autocrítica suficiente para saber que não está apto a oferecer toda a segurança que o caso merece. Escute o profissional e avalie se a construção de parto que estão fazendo atende aos seus anseios.

Corresponsabilização
Considerando que esta é uma relação horizontal e de construção mútua, fica fácil entender que a mulher faz parte das decisões e que, mesmo sem o conhecimento técnico, ela também está se comprometendo com o desfecho.

É claro que todos os envolvidos querem o melhor, mas nem sempre isso é possível. Assumir a sua parte de responsabilidade nas decisões tomadas em conjunto é o que se espera em um atendimento humanizado.⠀

Somos todos humanos!
E justamente por isso, prezamos por um tratamento que envolva consideração. Por exemplo: você acha legal que a sua consulta seja desmarcada em cima da hora? Tenho certeza que não, pois você se planejou para aquele encontro, organizou seu dia, criou expectativas. E nós também! Desmarcar uma consulta em cima da hora (ou simplesmente faltar/atrasar mais do que o tolerável) atrapalha bastante o dia, além de prejudicar outra gestante que poderia ocupar aquele horário. Cancelamentos de consulta são comuns e esperados, mas desmarque com toda a antecedência possível para que isso não vire um problemão.

O WhatsApp e as Redes Sociais
Essa é a mais polêmica: filtre, por favor, as mensagens no WhatsApp e as perguntas via redes sociais! Lembre-se que o profissional de saúde também tem família, vida pessoal, momentos de descanso e nem sempre estará disponível para tirar dúvidas. Na verdade, o ideal é que as perguntas sejam anotadas para a consulta! O mesmo vale para exames, que também podem ser vistos em encontro com o profissional de saúde, sem necessidade de envio (salvo em casos em que isso esteja combinado previamente). Se ainda assim julgar necessário mandar mensagem, prefira o horário comercial e, se for realmente urgente, LIGUE! Redes sociais são ferramentas maravilhosa, contudo contribuem para diminuir a qualidade de vida do profissional assistente, na atualidade. Use com parcimônia!

Lembre-se que estamos juntos para que a sua gestação, parto e pós-parto sejam vividos da melhor maneira possível! Mas carinho, respeito e humanização são bons e todo mundo gosta!

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