A maior parte desses mitos tem post específico e mais aprofundado aqui no feed, mas resolvi reunir os mais frequentes (ou pelo menos os que eu tenha lembrado!) pra gente parar de acreditar em informações sem fundamento ou simplesmente ultrapassadas.
Vamos lá:
1. Grávida não pode se exercitar
Esta médica crossfiteira que aqui vos escreve estrebucha só de ouvir de longe este “conselho”. Grávida pode E DEVE se exercitar! Atividade física faz bem para qualquer um, diminui riscos gestacionais e impacta positivamente no parto. São raras as exceções. Quanto ao tipo de exercício, pode-se seguir com o de costume (de maneira adaptada conforme a progressão da gestação) ou, se for iniciar já na gestação, dar preferência aos de menor impacto/carga.
2. Gestante não pode agachar no final da gestação
Se o bebê escorregasse a cada agachamento, não teríamos de induzir partos, não é mesmo? Pode agachar livremente, pode sentar de perna aberta, pode ficar de cócoras, pode se movimentar da maneira como quiser.
3. Gestante não pode ter relação sexual
Salvo raras exceções, a atividade sexual não interfere em nada na gravidez, não causa aborto, não aumenta risco, não incomoda ou machuca o feto. Algumas mulheres referem sentir mais prazer sexual durante a gestação – aproveitem! – já outras não sentem muito desejo e tá tudo bem também. Ambas as situações são absolutamente normais e não existe regra, desde que se respeite a vontade da mulher.
4. Gestante não pode determinadas comidas por risco de aborto
Não existem comidas abortivas, pelo menos não na quantidade normal ingerida por um ser humano. Comida de verdade faz mal pra alguém? O que se recomenda é que se evitem carnes vermelhas mal passadas e vegetais mal lavados ou de procedência duvidosa, especialmente gestantes suscetíveis à toxoplasmose (IgG negativas) e produtos não pasteurizados. Prefira uma alimentação mais natural (o clássico descasque mais e desembale menos!), evite hiperprocessados e mantenha o equilíbrio – só isso já é suficiente para construir uma gestação saudável.
5. Gestante não pode dormir de bruços e tem de dormir do lado esquerdo
Pode dormir como se sentir mais confortável, em qualquer momento da gestação. O próprio corpo sinaliza algum desconforto e aí é só mudar de posição – tem post detalhando!
6. Gestante não pode se irritar nem se agitar muito no final
Todas as pessoas se beneficiam de uma vida tranquila e sem muito estresse, o que não é diferente para uma gestante. Caso você sinta que está muito ansiosa ou se sentindo realmente mal, sugiro suporte psicológico profissional. Mas é improvável que isso comprometa a saúde do bebê direta e imediatamente.
7. Gestante não pode subir escada ou carregar peso
Pode! Só não pode se ela não quiser ou se sentir cansada demais. O próprio corpo dita seu ritmo, impõe seus limites e você deve respeitá-los, sempre que possível.
8. Grávida não pode ter gatos
O risco de transmissão de toxoplasmose é muito pequeno e bem improvável para gatos domésticos, alimentados com ração e mantidos em casa. Ademais, a contaminação se dá pelas fezes dos bichanos e se você não tem o hábito de comer o cocô deles, não procede. Ah, e abandonar animais é crime!
9. Gestantes devem comer por dois
Essa recomendação já caiu em desuso há tempos! Gestante deve comer o quanto sentir necessidade, sabendo respeitar sua fome real e observando a importância de uma alimentação equilibrada e saudável. O sobrepeso na gestação pode inclusive trazer complicações e aumentar riscos. Sendo assim, não se recomenda que se coma sem vontade e muito menos que se empanturre comendo o dobro.